Codificação por cores de instrumental cirúrgico: Entenda a importância
Ao realizar procedimentos cirúrgicos, o instrumental deve estar à disposição do profissional de forma facilmente identificável. Isso gera economia de tempo e redução de chances de condução inadequada no procedimento.
Por outro lado, os instrumentos costumam ser semelhantes entre si: normalmente apresentam uma estrutura metálica, ora com extremidades pontiagudas, ora arredondadas.
Para facilitar a vida dos médicos, dentistas e cirurgiões em geral, a rastreabilidade do instrumental desempenha um papel importante, e isso pode ser aperfeiçoado a partir de algumas estratégias.
Aqui na Cerinc, nós trabalhamos com codificação de cores. Isso permite atribuir uma espécie de “etiqueta” em cada instrumento, que, por sua vez, é associado à cor em questão e sua funcionalidade é rapidamente identificada. Saiba mais a respeito!
Afinal, o que é codificação por cores em instrumental cirúrgico?
A codificação por cores consiste na aplicação de revestimento de poliamida autoclavável de alta durabilidade com cores previamente determinadas.
Trata-se de um material que apresenta alta resistência, mesmo após centenas de ciclos de esterilização.
Na prática, a aplicação deste material permite que o profissional identifique imediatamente o instrumento a partir da cor aplicada em uma parte do utensílio, garantindo a rastreabilidade e a função visual dos equipamentos cirúrgicos.
Uma informação importante a se considerar a respeito do material aplicado é seu isolamento elétrico. Esta característica possibilita sua aplicação até mesmo em materiais como pinças monopolares, bipolares, cauterizadores, espéculos, pás desfibriladoras, empunhaduras para videocirurgia e afins.
Você pode criar seu próprio padrão de cor e escolher a partir das dezenas de opções que oferecemos. É possível, ainda, combinar duas ou mais cores no material que irá ser usado para revestir o instrumental cirúrgico.
Benefícios de aplicar a codificação por cores no instrumental cirúrgico
A codificação dos instrumentos desempenha um papel importante no gerenciamento de todos eles. A cada cor, atribui-se uma categoria e, desse modo, é fácil e rápido identificar a qual categoria cada item pertence.
Isso assegura aos profissionais um manejo mais preciso, minimiza chance de erros e oferece disponibilidade visual – recursos fundamentais para a realização de quaisquer tipos de procedimentos cirúrgicos.
Outro benefício proporcionado pela codificação de cores é a minimização de chances de os materiais serem trocados ou extraviados durante o manejo ou armazenamento.
Ao guardar os equipamentos, a codificação torna o processo muito mais rápido, já que é possível segmentá-los por caixas e especialidades instantaneamente.
Por fim, mas não menos importante, o uso de codificação agiliza o processo de conferência, uniformizando a identificação das caixas e otimizando o processamento dos materiais de acordo com suas especialidades e subespecialidades.
Outros benefícios envolvidos na codificação por cores de instrumental cirúrgico incluem:
- Aperfeiçoar a logística dos instrumentais cirúrgicos, evitando o acúmulo de caixas com cores e nomes diferentes;
- Maior controle patrimonial ao hospital / clínica / consultório / laboratório;
- Controle de desaparecimento de instrumentos;
- Não compromete a estabilidade mecânica.
Uma dica importante é estabelecer um Procedimento Operacional Padrão (POP) para a inspeção e assegurar que o material mantém suas características intactas.
- Clique e acesse o portfólio com 60 opções de cores da nossa poliamida autoclavável.